terça-feira, 28 de junho de 2011

APOCALIPSE 18






APOCALIPSE 18

Versículo 2  ->  Potente voz

Um oráculo assombroso profetiza a queda dessa cidade onde  o poder satânico  se concentrava .

Caiu Caiu >  A declaração  repetida , com verbo no passado ,indica a absoluta  certeza do cumprimento dessa visão .A antiga  capital  de Babilônia se tornara  assombrada ,habitada por animais nocivos  que provocavam  temor e superstição
(Is 13:19-22 ; Is34:11-15 ;Jr 50:39,Jr 51:37).Assim também acontecerá com essa futura  fonte de corrupção diabólica .


Versículo 3 > Retirai-vos dela ->  Esta admoestação é dirigida  ao povo de Deus  que ainda ,após a terríveis perseguições ,não foi aniquilado
(Is 48:20 ; Is 52:11 ;Jr 50:08 ;Jr51:54 ;Zc 2:7 ;2Co 6:16-18).
Retirar-se  da Babilônia  simboliza  evitar toda a comunhão  com os pecadores do mundo pagão .Mas , literalmente ,avisa  os cristãos  que moram em Babilônia para fugir dela antes de sua destruição .Assim ,fugiram  os crentes  de Jerusalém  para PELA antes  do cerco  efetuado  pelas forças romanas  no ano 70 d.C.


Versículo 6->Em dobro

Terrível é o dano produzido pelo mundo pagão simbolizado por Babilônia incalculavelmente , mais terrível ainda, é o castigo  eterno , com tormenta e  pranto ,reservados para os que servem ao mundo e não a Deus .Frenética  energia é gasta  na busca dos prazeres .Maior ainda será  a angústia  que esta busca desenfreada  produzirá no fim (v7)




Versículo 9-> Reis da terra
Os poderosos que se comprometeram com as obras do maligno  a idolatria pagã , o materialismo  a luxúria , serão arruinados juntamente com Babilônia .Lamentam  ao contemplar suas enormes perdas .


Versículo 10->Em uma só hora

Conforme o versículo 19 , e <em um só dia > no Versiculo 8 .Salienta  a súbita  e rápida destruição do centro da destruição mundial  contra o povo de Deus . É comparada a uma grande pedra de moinho arrojada  para dentro do mar .(v21)



Versículo 10-> Mercadores da Terra >

Há sempre incontáveis pessoas se enriquecendo com os produtos que apelam para a vaidade humana ,como artigos de diversões  vãs , e até com  objetos de destruição .A doença , o vício  e a ignorância  produzem um mercado enorme .Quando a Babilônia cai , arruína -se  a estabilidade  econômica  baseada no pecado .



Versículo 12->Mercadoria> O profeta Ezequiel  faz uma lista semelhante , quando Tito era a grande cidade que se enriquecia com o materialismo (Ez26)



Versículo 13-> Almas  humanas >

Não pode  ser interpretado <vidas humanas > ,pois  os <escravos> já foram mencionados  na lista .É que o maior golpe de Satanás  é escravizar a própria alma  humana à concupiscência  e à gula por bens materiais .


Versículo 20-> Exultai
Santos apóstolos e profetas , no Céu e na terra ,são conclamados  a se rejubilar ,pois a queda do império maligno é a justa retribuição de Deus  sobre as forças  mundanas  que perseguem os crentes ,E mais ainda ,é o prelúdio  do domínio universal de Cristo.




Versículos 21 e 23->Que a queda de Babilônia é irrevogável ,se vê  na constante  repetição  da palavra <jamais> (seis vezes nestes versículos).


Versículos 22->Músicos -> Cessará todo som  de alegria ,regozijo ,festa  e triunfo .



Versículos 23->Feitiçaria -> O império das bestas  é o império das trevas  espirituais (Ef 2:2 ;Ef 6:11-12).O poder sobrenatural  dos demônios  se fará  evidente (Ap13:14).

APOCALIPSE 16:12




APOCALIPSE 16:12  < SECARAM >

Heródoto conta assim  a história  da queda  da antiga  cidade de Babilônia : o Rio Eufrates  corria  pelo meio  da cidade , entrando e saindo  por baixo das muralhas .Em 539 a.C os persas  fizeram um desvio do rio .O leito antigo se transformou em estrada aberta para o exército de Ciro penetrar na cidade . Assim também virá de maneira inesperada   a invasão da  herdeira da civilização pagã ,seja Roma , seja o centro do império do Anticristo (v15)


domingo, 26 de junho de 2011

INTERPRETAÇÃO DAS VISÕES DE DANIEL CAPITULOS 7 & 8




Algumas coisas que foram citadas no livro de Apocalipse já ocorreram na época de Daniel ou um pouco mais a frente da época dele só que ainda no Antigo Testamento .

Note que João passa por três tipos  de situação . As coisas que ele ouviu , as que viu e as que foram reveladas .


Daniel 7:1 No primeiro ano

No tempo , este  capitulo precede o cap 5 , mas é um avanço  pois agora  passa às visões  e revelações do Senhor .



Daniel 7:2 Quatro ventos

Símbolo do poder divino a julgar as nações .
O Grande Mar->  Símbolo da agitação política  e social  entre os povos da terra.
(Is 57:20 ; Is 17:12 ; Lc 21:25 ; Ap 17:15).


Daniel 7:3 Quatro animais
Os mesmos  reinos  representados pela estatua no capitulo 2 . Aqui se observa  o mesmo numero  de símbolos : quatro parte  da estátua , e um projétil externo para derrubá-la ,comparados com quatro  animais  terrestres e um ser celestial.


Daniel 7:4  Leão

O símbolo nacional da Babilônia era uma figura com a cabeça humana , o corpo de um Leão ,com asas de águia ,conforme  certos achados que subsistem até  hoje.Antes da queda daquele império , perdeu-se a coragem e o alcance internacional simbolizados pelo  coração  do leão  que foi substituído ,pelas asas que foram arrancadas .O império já estava sendo ameaçado pelos inimigos .


Daniel 7:5  Urso -> O império da Média  e da Pérsia .

<Um dos seus lados>  A elite  do duplo império ,vinha da Média .

<Três costelas >  Nações que o novo império  engoliu : devora muita carne.



Daniel 7:6  Leopardo -> O império grego

Quatro Asas ... quatro Cabeças -> Os quatro Generais de Alexandre  eram as asas que ligeiramente dominavam o mundo  na faixa que incluía  a  região da Grécia até a Índia .Foram  as quatro cabeças que regeram este novo império  depois  da morte  repentina do grande conquistador , formando quatro  dinastias independentes .

Daniel 7:7 Quarto Animal -> O império Romano , que conquistava tudo com as armas de ferro  e não poupava nada .
Dez chifres> Dez reis (Versículo 24).


Daniel 7:8 Outro pequeno ->  O anticristo; veja referências e notas .Compare com o <príncipe  que há de vir > (Daniel 9:26).


Daniel 7:9  Uns tronos ->Uma cena de julgamento descrita também em
(Ap 4:2  & Ap5:14).

  <Ancião de dias -> Um símbolo do Deus em cujas mãos está o tempo

<Rodas> O trono é também o carro de batalha



Daniel 7:10  Abriram-se os livros -> O registro perpétuo do comportamento humano .

Daniel 7:11 O animal foi morto -> A queda do império Romano .

Daniel 7:13 Filho do homem -> Um titulo do Senhor Jesus Cristo (Mateus 26:63-65)



Daniel 7:15 < alarmado>O povo da época levava os sonhos muito a sério
(Dn 2:9 ;Dn4:5)

Daniel 7:16  Me fez saber  > No próprio sonho .Daniel sabia que se tratava de uma revelação  de Deus , e por isso foi obter a interpretação de um anjo de Deus que era um pertencente á miríades  dos servos (versículo 10).

Daniel 7:17 > Quatro reis > Ou seja , quatro reinos , os impérios  já mencionados .Assim também o versículo 24 refere-se a reinos .



Daniel 7:18> Os santos > Esta palavra refere-se a seres humanos  resgatados  por Cristo e santificados  pela separação  do pecado e pela  dedicação  ao serviço do reino de Deus . São estes  glorificados e transladados  para os Céus , onde herdarão todas as coisas.



Daniel 7:19 Unhas de bronze > Os romanos lutavam com ferro  versículo 7), mas seu império fazia uso das pequenas  tribos  nas fronteiras ,as <unhas>



Daniel 7:22 Fez Justiça >

A vinda de Cristo  no seio do último  e maior  dos impérios  já que é um julgamento de valores humanos . Suscita um reino  de pessoas  que só procuram  valores eternos
(1 Pe 2:9-10)


Daniel 7:24   Dez  reis

O império romano , uma vez desfeito , deu origem a dez reinos .É interessante notar  que por  1500 anos   o total das tribos e nações  que têm coexistido  naquele território
Ficou sempre em  dez poderes básicos .Parece que esta continuação  da civilização  romana  vai entre o  primeiro julgamento (v9), a vinda de  Cristo , e o segundo  julgamento (v13-14), que se queria  a vinda final de Cristo e o fim do mundo.






Daniel 7:25Magoará  os Santos>

No meio  dos reinos ,surge  um poder em Roma  que se entregará à perseguição dos fiéis e usurpará  poder civil  de três do reinos .Século da historia  já nos ensinam  quanto as perseguições  que se  processam na cidade de Roma ....
Um tempo , dois tempos  e metade .Três anos e meio ? indefinido



Daniel 7:27 Reino eterno >Não se trata  de milhares de anos ,mas  sim para toda eternidade ;assim também a pedra que subsistirá para sempre (Dn 2:44).



Daniel 8: 1 Ano terceiro > Dois anos depois de capitulo 7  544 a.C . Daqui até o fim do livro , o texto  está escrito em hebraico .


Daniel 8:2 Susã > O profeta recebeu uma visão da própria capital do império  dos Persas já que a mensagem se aplica ao império inteiro.


Daniel 8:3 Carneiro > O império dos Medos  e dos Persas .

<O mais alto subiu por último > A Pérsia já existia como forte nação até as invasões pelos bárbaros do norte ,depois a Media tomou a iniciativa de construir –se uma nação livre,que veio a tornar-se império .

Daniel 8:4> Marradas >As conquistas  violentas que partiram do oriente .


Daniel 8:5  Bode > O império da Grécia . 

Chifre notável >Alexandre  Magno



Daniel 8:8 Na sua força >Alexandre  morreu ainda jovem ,depois de já realizada a conquista .

Quatro chifres notáveis > Os generais de Alexandre


Daniel 8:9
Chifre pequeno >Não o mesmo  do sonho  anterior , onde o chifre  faz parte  do quarto reino , isto é Roma (7:8) .Este Rei  Antioco Epifânio , descendente de Seleuco , o general  que recebeu o território da Síria  depois da morte de Alexandre .

Para a terra gloriosa > Este ramo do Império passou a ameaçar a Israel .



Daniel 8:10 Exercito dos céus ....estrelas >a perseguição contra os servos de Deus é considerada como guerra contra o próprio Deus  com conseqüências eternas .Compare Atos 9:4  onde Jesus glorificado nos altos céus ,considera o perseguidor dos crentes como o dele próprio.


Daniel 8:11 Tirou o sacrifício >Nos dias de Antioco Epifânio , houve um período em que o culto  a Deus , foi substituído  pelos ritos pagãos . (171 a.C). No ano de 168 a.C ,proibiu o sacrifício  no templo , profanando –o   (Dn 11:31)


Daniel 8:12 Por causa das transgressões >Naquela época a cultura graga ameaçava a fé e a prática dos judeus  que a  abraçavam .


Daniel 8:14 Tardes e manhãs .>Os sacrifícios  eram oferecidos duas vezes ao dia , ás 9 da manhã  e às 3 da tarde . Referiam-se a dias normais e não proféticos (que valem um ano )  2300 abrange  o período das perseguições de 171 a 165 a.C.



Daniel 8:16 > Deus dando visão , oferece  meios para suas interpretações

Daniel 8:19 > Ultimo  tempo da ira > O último castigo  divino pelos pecados de Israel , até á vinda do Salvador que oferece amor , perdão ,santificação e salvação  em vez de castigos .A nação de Israel foi destruída depois de rejeitar a Jesus Cristo , seu Messias .O castigo é a perseguição mencionada , que serviu para  destruir o povo.


Daniel 8:23 Cara feroz > Tão violento era Epifânio  que os historiadores  gregos o chamavam  Epimanes (o louco) .

Intrigas > A História  das intrigas entre os descontentes  de Ptolomeu , o general de Alexandre  que herdou o Egito e de Seleuco  que herdou a Síria ,acha-se  regsitrada no tempo de Epifânio 175 – 163 a.C.


Daniel 8:24  Principe dos príncipes > A atitude  de Antioco era  de blasfemar  contra o próprio Deus .

Mãos humanas> O grande guerreiro morreu de desgosto por não ter conseguido roubar um certo templo .




Daniel 8:26  Dias mui distantes > Daniel  estava vivendo sob cativeiro imposto por Deus  pela desobediência do povo , mas a visão que recebeu se referia a um outro castigo  quase dois séculos mais tarde .

APOCALIPSE CAPITULO 3 - INTERPRETAÇÃO




Apocalipse 3:1    (Sardes)

A cidade  orgulhava-se pelas indústrias de lã e de tinturaria .O centro de culto a Cibele,deusa de  religião de mistério ,cuja imoralidade  e degeneração  eram notáveis .

(MORTOS)   -> A igreja  tinha o conceito de ser  próspera  espiritualmente  por causa  do início notável que a obra  tivera .Mas Deus a analisa agora como sendo  espiritualmente  fria e insensível .


Ap 3:3 Lembra-te  -> A igreja  de Sardes  precisava conservar uma viva lembrança de bênçãos  anteriores (Ap2:5).


Virei como ladrão ->  O simbolismo é de uma vinda súbita  para julgar a igreja ,quando  menos se esperava . A figura  aplica-se  á Segunda Vinda de Cristo
(Ap 16:15 ;Mt 24:43; Lc 12:34 ; 1Ts 5:2 ; 2Pe 3:10).Sardes já tinha sido capturada  duas vezes porque os guardas confiaram demais na segurança  dos penhascos ao derredor da cidade ,dormindo sem preocupação.


Ap 3:4  Não contaminaram suas vestiduras ->  Poucos na igreja não mancharam sua fé cristã  pela contaminação do ambiente pagão .


Ap 3:7   Filadélfia -> O nome significa <amor fraternal > 

Tanto a igreja como a cidade eram pequenas .Igreja pequena não significa  que é esquecida  por Deus .

<Chave de Davi>     Cristo tem o direito de admitir ou excluir as pessoas do Reino de Deus .Os judeus reivindicavam  que só Israel tinha o privilégio de entrar no Reino .O poder das chaves é a autoridade exclusiva de Jesus Cristo , o Messias davídico
 (Ap 5:5;Ap 22:16;Mt 16:18-19)


Ap 3:8  Uma porta -> O contexto indica que Cristo colocou diante do Seu povo uma porta de entrada para todos  os privilégios  do Seu reino  e do serviço  cristão , uma entrada que ninguém pode impedir .(1 Co 16:09).


Ap 3:10  Hora da provação -> Deve ser uma alusão ás <dores messiânicas >  sofrimento e perseguição que cairão sobre o povo de Deus  antes da vinda de Cristo
 (Dn 12:1,2,10 e 13) (Mc 13:14) (2 Ts 2:1-12) (Mt 24:21).
A provação  atingirá  os crentes  na perseguição do Anticristo  enquanto os pagãos <os que habitam  sobre a terra>   sofrerão  os julgamentos  divinos (Ap 13:7-8 ; Ap 8:1-9 ; Ap 9:19 ; Ap 16:1-20 ).

Ap 3:12   Coluna -> Este simbolismo  talvez se entenda  pelo costume pagão  de honrar  um sacerdote  pagão  com o acréscimo duma coluna ao templo local .O crente  fiel tem a segurança  de ser  estabelecido  eternamente  no reino  e na comunhão com Deus
(Sl 27:04)



Ap 3:14  Laodicéia -> Uma das cidade mais ricas  da Ásia Menor  que orgulhosamente recusou a  ajuda de Roma  quando foi destruída por um terremoto  em 60 d.c  .
Distava 160 Km  de Éfeso , e 80 Km  de Filadélfia , no  encontro de três estradas importantes .

O principio da criação de Deus-> Principio  significa , aqui <fonte>  <origem>,descrevendo  assim Cristo , tanto na Sua atuação  na Criação original
(Jo 1:1-4  ; Cl 1:15-18), como na Sua obra  ao suscitar a Nova Criação (2Co 5:17).



Ap 3:16  Vomitar-te ->Perto de Laodicéia havia fontes  de água  mineral morna  e emética ,que o viajante  sedento  rejeitaria  com nojo .Este é o desgosto que Cristo sente para com uma igreja  espiritualmente  morna . Qualquer outra condição espiritual  seria  mais promissora.



Ap 3:17  Estou rico -> A igreja local  da cidade  rica já abraçara a acomodada atitude  prevalecente da  soberba  das riquezas .Imaginava que possuía grandes riquezas espirituais  e virtudes cristãs .As riquezas  materiais produzem uma conformidade fatal com os  padrões  morais mundanos (Os 12:8 ; Lc 1:53).


Ap 3:18    Ouro refinado pelo fogo

Simboliza  a verdadeira riqueza celestial ,sem mácula  nem tristeza (Mt 6:19 -20 ;
Lc 12:21). O versiculo é uma mensagem para mostrar a atitude de Cristo ao encarar os jactanciosos  de Laodicéia :<Seu centro bancário ,seu colírio ,sua lã preta , não servirão para dar  a riqueza ,visão  e decência espirituais . Estes eram produtos locais .




Ap 3:20  Estou a porta

O contexto não sugere uma referência á Segunda vinda  e o banquete  messiânico ;são as boas-vindas  à  vivência  de Cristo  no seu meio . Seu culto,portanto, era uma fraude vazia . Se qualquer individuo ,porém ,quer abrir a porta do seu intimo e ouvir a chamada  de Cristo , então Cristo entrará para dirigir sua vida e lhe oferecer  Sua  convivência .Assim  fica claro que é Cristo quem salva , não a Sua igreja ;mostra que uma igreja pode existir como casca , mantendo seu culto formal ,todavia faltando o coração que é a comunhão do Senhor.
As sete igrejas em Apocalipse

Éfeso (Ap 2:1-7 )   

 Elogios ( A rejeição do mal , a perseverança e a paciência )

Criticas  (O amor  por Cristo não é mais ardente )

Instrução (Fazer as obras que fazia  no início )

Promessa / Prêmio  (Direito a árvore da vida )



Esmirna (Ap 2>8-11)

Elogios ( O fato de suportar o sofrimento )

Criticas  (Nenhuma)

Instrução  ( Ser fiel até a morte)

Promessa / Prêmio  ( A coroa da vida )



Pérgamo (Ap 2:12-17)


Elogios (  A perseverança na fé do Senhor Jesus)

Criticas (A tolerância  à imoralidade ,à idolatria e às heresias )

Instrução  (Arrepender-se )

Promessa / Prêmio   ( O maná escondido e a pedra branca com o novo nome )



Tiatira (Ap 2:18-29)

Elogios(A intensificação do amor , do serviço ,da fé e da paciência maior do que no inicio )

Criticas ( A tolerância ao culto de idolatria  e à imoralidade )

Instrução (Juízo futuro ;manter a fé )

Promessa / Prêmio  (A soberania sobre  as nações e a estrela da manhã )

Sardes (Ap 3:1-6)

Elogios (A perseverança na fé por parte de alguns )

Criticas (A morte da igreja )

Instrução (Arrepender-se e obedecer a Deus )

Promessa / Prêmio  (A honra e as vestes brancas )




Filadélfia (Ap 3:7-13)

Elogios ( A perseverança na fé e na palavra de Cristo . e a honra ao Seu nome )

Criticas (Nenhuma)

Instrução (Guardar a fé)

Promessa / Prêmio (Um lugar na presença de Deus , um novo nome  e a Nova Jerusalém)




Laodicéia (Ap 3:14-22)

Elogios  (Nenhum )

Criticas (A indiferença)

Instrução (Zelar e arrepender-se )

Promessa / Prêmio  (O compartilhar do trono de Cristo ).




APOCALIPSE CAPITULO 16- INTERPRETAÇÃO



Apocalipse 16:16

ARMAGEDOM  -> Transliteração do heb (har megiddo) < a colina de Megido>que domina a planície de Jezreel (ou Esdralon). Esta foi palco das maiores  batalhas na antiga  história de Israel .Aqui foram derrotados os Cananeus  liderados por Jabim
 (Juizes 4:2). Aqui  venceu Gideão com seus  300 escolhidos (Juizes 7).Aqui o rei Saul  morreu derrotado (1 Samuel 31). Aqui sobreveio a morte vergonhosa à rainha Jezabel
(2 Reis 9:33).Aqui  o Faraó Neco matou o piedoso  rei Josias (2 Reis 23:30). Simboliza a última  luta escatológica  entre o povo de Deus e as forças do maligno .(salmo 2:2-3)
(Isaias 5:26-30) (Jeremias 6:1-5) ( Ezequiel 38).





Apocalipse 16:19  Babilônia

Sede do poder da besta e do paganismo organizado , simbolizado em Roma do primeiro século .Esse centro do poder do Anticristo  será obliterado por terrível terremoto .Compare a Jerusalém em (Apocalipse 11:13)


Apocalipse 16:21  Saraivada

Chuva de  pedras que pesam cerca de 32 kg (um talento)

APOCALIPSE CAPITULO 17 - INTERPRETAÇÃO



APOCALIPSE 17:01  Grande Meretriz

Trata-se  da cidade  de Roma olhando para o futuro império do Anticristo que procura forçar os crentes a negar seu Senhor .

Muitas Águas >  Este símbolo vem da antiga Babilônia , uma cidade que ,cruzada por muitos canais habitava sobre muitas águas (Jeremias 5:13). Estas águas são interpretadas no (versículo 15) como sendo (povos ,multidões ,nações  e línguas ).


APOCALIPSE 17:02  Os reis da Terra

Inúmeros reis ,príncipes e chefes locais se submeteram a Roma em troca  de segurança ,não agressão e apoio material .Novamente , o mundo , buscando desesperadamente a paz ,se entregará à besta.


APOCALIPSE 17:03 Besta escarlate

Evidentemente é a primeira besta de (Ap 13:1-8).

Nome de blasfêmia  -> Significa  a auto-deificação  do Anticristo

(2Tessalonicenses 2:4)

“O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.”





APOCALIPSE 17:04  Púrpura escarlate
São tecidos coloridos , os mais luxuosos da época . Representam pompa, realeza e luxo .


APOCALIPSE 17:05  Mãe de Meretrizes
Da capital pagã  e da besta emanam todas as formas de Maldade idólatra .

Abominações >Esta palavra  foi especialmente associada no Antigo Testamento  com  idolatria.   Cristo usa esta palavra  para falar da profanação efetuada pelo Anticristo
(Mateus 24:15)



APOCALIPSE 17:06    Testemunhas (gr marturõn)
Fala  dos mártires que morrem por causa da sua fidelidade a Cristo (Ap 14:13).

Observação :Na destruição de Jerusalém , em 69-70 d.c  os crentes escaparam em tempo para a cidade de PELA, no deserto além Jordão.
APOCALIPSE 17:09  Sete Montes

"Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada."  (Apocalipse 17 : 9)


A cidade de Roma  foi construída em 7 montes ; a  alusão histórica não deve restringir a compreensão do  grande  alcance do reino do Anticristo .


Sete reis 

(Daniel 7:17)
Estes grandes animais, que são quatro, são quatro reis, que se levantarão da terra.”

É possível que sejam sete impérios : Egito ,Assíria ,Babilônia ,Pérsia ,Grécia ,Roma , que seguindo está interpretação é o sexto .O vindouro seria do Anticristo.



APOCALIPSE 17:11    Oitavo rei , e procede dos sete .

O anticristo que já se manifestou na pessoa de Antioco Epifânio (Daniel 8:9-21),reaparecerá  em forma ainda mais forte  e global (Mateus 24:15).


APOCALIPSE 17:12  dez reis
A referência  vem de (Daniel 7:7-24).Não é possível identificá-los . Seu poder  será de pequeníssima duração <uma hora> apenas .


APOCALIPSE 17:13

Estes futuros dez reis (ou reinos) só tem  uma preocupação , isto é , apoiar e obedecer às diretrizes  da burocracia central dominada pela besta.

DADOS SOBRE ARMAGEDOM E A BABILÔNIA






ARMAGEDOM  (Ap16:16) -> Transliteração do heb (har megiddo) < a colina de Megido>que domina a planície de Jezreel (ou Esdralon). Esta foi palco das maiores  batalhas na antiga  história de Israel .Aqui foram derrotados os Cananeus  liderados por Jabim
 (Juizes 4:2). Aqui  venceu Gideão com seus  300 escolhidos (Juizes 7).Aqui o rei Saul  morreu derrotado (1 Samuel 31). Aqui sobreveio a morte vergonhosa à rainha Jezabel
(2 Reis 9:33).Aqui  o Faraó Neco matou o piedoso  rei Josias (2 Reis 23:30). Simboliza a última  luta escatológica  entre o povo de Deus e as forças do maligno .(salmo 2:2-3)
(Isaias 5:26-30) (Jeremias 6:1-5) ( Ezequiel 38).




Babilônia (Ap 16:19)

Sede do poder da besta e do paganismo organizado , simbolizado em Roma do primeiro século .Esse centro do poder do Anticristo  será obliterado por terrível terremoto .Compare a Jerusalém em (Apocalipse 11:13)


AS SETE IGREJAS CITADAS NO APOCALIPSE



As sete igrejas em Apocalipse

Éfeso (Ap 2:1-7 )   

 Elogios ( A rejeição do mal , a perseverança e a paciência )

Criticas  (O amor  por Cristo não é mais ardente )

Instrução (Fazer as obras que fazia  no início )

Promessa / Prêmio  (Direito a árvore da vida )



Esmirna (Ap 2>8-11)

Elogios ( O fato de suportar o sofrimento )

Criticas  (Nenhuma)

Instrução  ( Ser fiel até a morte)

Promessa / Prêmio  ( A coroa da vida )



Pérgamo (Ap 2:12-17)


Elogios (  A perseverança na fé do Senhor Jesus)

Criticas (A tolerância  à imoralidade ,à idolatria e às heresias )

Instrução  (Arrepender-se )

Promessa / Prêmio   ( O maná escondido e a pedra branca com o novo nome )



Tiatira (Ap 2:18-29)

Elogios(A intensificação do amor , do serviço ,da fé e da paciência maior do que no inicio )

Criticas ( A tolerância ao culto de idolatria  e à imoralidade )

Instrução (Juízo futuro ;manter a fé )

Promessa / Prêmio  (A soberania sobre  as nações e a estrela da manhã )

Sardes (Ap 3:1-6)

Elogios (A perseverança na fé por parte de alguns )

Criticas (A morte da igreja )

Instrução (Arrepender-se e obedecer a Deus )

Promessa / Prêmio  (A honra e as vestes brancas )




Filadélfia (Ap 3:7-13)

Elogios ( A perseverança na fé e na palavra de Cristo . e a honra ao Seu nome )

Criticas (Nenhuma)

Instrução (Guardar a fé)

Promessa / Prêmio (Um lugar na presença de Deus , um novo nome  e a Nova Jerusalém)




Laodicéia (Ap 3:14-22)

Elogios  (Nenhum )

Criticas (A indiferença)

Instrução (Zelar e arrepender-se )

Promessa / Prêmio  (O compartilhar do trono de Cristo ).





sexta-feira, 24 de junho de 2011

O APOCALIPSE PARTE 1


.




                                       O APOCALIPSE

Em algumas partes da bíblia o apocalipse é interpretado ou seja :
Você lê um símbolo ou figura em um capitulo da bíblia e a interpretação pode aparecer em outro .

Exemplo

Apocalipse 17:09-10


“Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada.”

João ensina que as 7 cabeças na verdade são 7 montes

Que cabeças são essas ?

Lemos em Apocalipse 13:1-2   A descrição da primeira besta (com 7 cabeças ,10 chifres , e dez diademas .

Essa descrição é muito parecida com aquela do grande  dragão (que é Santanás) descrito em Apocalipse 12:3. Apesar de os diademas  estarem nas cabeças  do dragão , eles estão nos chifres  da besta de mar .

A besta de 7 cabeças pode  referir-se ao poder do mundo  gentílico em relação a Israel , principalmente  no fim dos tempos . As cabeças são identificadas tanto como MONTES como com REIS  (Ap 17:9-10).

Uma montanha é característicamente um  símbolo para um reino
(Dn 2:34,35,44,45)

As 7 cabeças poderiam  ser Egito, a Assíria, a Babilônia , a Grécia, a Pérsia,Roma e uma outra nação que representa o império romano restaurado.

Os 10 chifres  podem tipificar  a forma final do poder do mundo gentílico .
A besta recebe seu poder do dragão.

O paralelo entre as 4 bestas (principalmente a quarta ) em Daniel  7  e a explanação da besta dada em Apocalipse 17:8-11 faz parecer que a besta simboliza tanto um império romano renovado,que exerce uma autoridade universal, como um regente específico , que joão chama de anticristo , em 1 João 2:18.



O nome de blasfêmia

Pode ser a alegação comum dos antigos imperadores romanos de serem divinos ou a blasfêmia contra o nome  do verdadeiro Deus(Ap 13:5-6) Como Daniel profetizou  sobre o período da tribulação (Dn 11:36)


Apocalipse 17:09  Sete montes

A cidade de Roma  foi construída em sete montes ; a alusão histórica não deve restringir  a compreensão do grande alcance  do reino do Anticristo .


Sete reis (Ap 17:9)

Conforme  (Dn 7:17) É possível que sejam sete impérios :
Egito ,Assíria , Babilônia ,Pérsia , Grécia ,Roma ,que seguindo  está interpretação é o sexto .O vindouro seria do Anticristo.





Oitavo Rei , e precede dos sete ((Ap 17:11))
O Anticristo  que já se manifestou  na pessoa de Antioco Epifânio
(Dn 8:9,21), reaparecerá em forma ainda mais forte e global (Mt 24:15)


Dez Reis ((Ap 17:12))
A referência vem de Daniel 7:7-24.

Não é possível identificá-los .Seu poder será de pouquíssima duração <uma hora>apenas.

Ap 17:13 Estes futuros 10 reis (ou reinos) só têm uma preocupação , isto é, apoiar  e obedecer às diretrizes da  burocracia central dominada pela besta.



Apocalipse 16:16  Armagedom

Armagedom Transliteração do hebraico (har megiddo) <a colina de Megido>  que domina a  planície de Jezreel (ou Esdralom).Esta foi palco das maiores batalhas  na antiga historia de Israel . Aqui foram  derrotados os cananeus liderados  por Jabim(Jz 4:2) . Aqui venceu  Gideom com seus 300 escolhidos (Jz 7) .Aqui Saul  morreu  derrotado (1Sm 31).Aqui sobreveio a morte  vergonhosa à rainha Jazabel (2Rs 9:33). Aqui  o Faraó  Neco  matou o piedoso Rei  Josias  (2 Reis 23:30).Simboliza  a última  luta escatológica  entre o povo  de Deus e as forças  do Maligno (Salmos  2:2 e 3)
( Is 5:26-30) (Jr 6:1-5)  (Ez 38).



Babilônia (Apocalipse 16:19)

Sede do poder da besta e do paganismo  organizado , simbolizado em Roma do primeiro século .Esse centro  do poder  do Anticristo  será obliterado por terrível  terremoto. Compare a Jerusalém em (Ap11:13).

“E naquela mesma hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram muito atemorizados, e deram glória ao Deus do céu.”(Ap11:13)





Saraivada (Ap 16:21) Chuva de pedras que pesam cerca de 30 kg cada
Ou seja (um talento)

“E sobre os homens caiu do céu uma grande saraiva, pedras do peso de um talento; e os homens blasfemaram de Deus por causa da praga da saraiva; porque a sua praga era mui grande.”(Ap 16:21).





Rãs (Apocalipse 16:13) Representam a inspiração demoníaca da besta e seu profeta (Ap 13:11)
“E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão.”(Ap 13:11)


Andar nu (Ap16:15)

Não estar preparado  espiritualmente  para se encontrar  com Cristo
 (Ap 3:18) (Mt 11:13)

Pronto para a vinda de Jesus

1-Sabe que  Cristo vem  repentinamente , mas não inesperadamente (1Ts 5:4) (1Co 15:52) (Mt 24:36-44)

2- Vigia (grego   grêgoreô= <ficar  acordado>) contra o esfriamento do seu amor a Cristo , ainda  que o Dia demore (Lc 12:35-39)
(1Pe 1:13)(1Pe 5:8) (2Pe 3:8-12).


3- Reveste-se  da justiça de Cristo (Mt 22:11) (Rm 13:14) (Gl 3:27), lavando as vestes no sangue do cordeiro (Ap 7:13-14)




A grande Meretriz (Ap 17:1)

Trata-se  da cidade de Roma olhando para o futuro império do Anticristo  que procura forçar os crentes  a negar seu Senhor .

Muitas Águas  . Este simbolo vem da antiga Babilônia , uma cidade  que cruzava  por muitos canais habitava sobre  muitas águas
(Jr 51:13).Estas águas  são interpretadas  no versículo 15.Babilonia representa  Roma  e a manifestação mundial e final da oposição contra Deus.



Apocalipse 17:02 Os reis da terra

Inúmeros  reis , príncipes e chefes locais  se submeteram a Roma em troca de segurança ,não  agressão e apoio material .Novamente , o mundo , buscando desesperadamente  a paz , se entregará à besta .




Apocalipse 17:03 Besta escarlate

Evidentemente  é a primeira besta de Ap 13:1-8. Nomes de Blasfêmia significa  a auto-deificação do Anticristo

 (2Ts 2:4) O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.


Apocalipse 17:04 Púrpura e escarlate

São tecidos  coloridos ,os mais luxuosos da época . Representam pompa , realeza e luxo.




Ap17:05  Mãe de meretrizes
Da capital pagã e da besta  emanam  todas as formas de maldade  idólatra. Abominações >Esta palavra foi especialmente  associada  no Antigo Testamento com idolatria .
Cristo usa esta palavra para falar da profanação efetuada pelo Anticristo
Em :

(Mt 24:15) Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda;



Ap17:06  Testemunhas (gr marturõn)

Fala dos mártires  que morrem por causa da sua fidelidade a Cristo

Ap14:13 E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem.