Apocalipse 3:1 (Sardes)
A cidade orgulhava-se pelas indústrias de lã e de tinturaria .O centro de culto a Cibele,deusa de religião de mistério ,cuja imoralidade e degeneração eram notáveis .
(MORTOS) -> A igreja tinha o conceito de ser próspera espiritualmente por causa do início notável que a obra tivera .Mas Deus a analisa agora como sendo espiritualmente fria e insensível .
Ap 3:3 Lembra-te -> A igreja de Sardes precisava conservar uma viva lembrança de bênçãos anteriores (Ap2:5).
Virei como ladrão -> O simbolismo é de uma vinda súbita para julgar a igreja ,quando menos se esperava . A figura aplica-se á Segunda Vinda de Cristo
(Ap 16:15 ;Mt 24:43; Lc 12:34 ; 1Ts 5:2 ; 2Pe 3:10).Sardes já tinha sido capturada duas vezes porque os guardas confiaram demais na segurança dos penhascos ao derredor da cidade ,dormindo sem preocupação.
Ap 3:4 Não contaminaram suas vestiduras -> Poucos na igreja não mancharam sua fé cristã pela contaminação do ambiente pagão .
Ap 3:7 Filadélfia -> O nome significa <amor fraternal >
Tanto a igreja como a cidade eram pequenas .Igreja pequena não significa que é esquecida por Deus .
<Chave de Davi> Cristo tem o direito de admitir ou excluir as pessoas do Reino de Deus .Os judeus reivindicavam que só Israel tinha o privilégio de entrar no Reino .O poder das chaves é a autoridade exclusiva de Jesus Cristo , o Messias davídico
(Ap 5:5;Ap 22:16;Mt 16:18-19)
Ap 3:8 Uma porta -> O contexto indica que Cristo colocou diante do Seu povo uma porta de entrada para todos os privilégios do Seu reino e do serviço cristão , uma entrada que ninguém pode impedir .(1 Co 16:09).
Ap 3:10 Hora da provação -> Deve ser uma alusão ás <dores messiânicas > sofrimento e perseguição que cairão sobre o povo de Deus antes da vinda de Cristo
(Dn 12:1,2,10 e 13) (Mc 13:14) (2 Ts 2:1-12) (Mt 24:21).
A provação atingirá os crentes na perseguição do Anticristo enquanto os pagãos <os que habitam sobre a terra> sofrerão os julgamentos divinos (Ap 13:7-8 ; Ap 8:1-9 ; Ap 9:19 ; Ap 16:1-20 ).
Ap 3:12 Coluna -> Este simbolismo talvez se entenda pelo costume pagão de honrar um sacerdote pagão com o acréscimo duma coluna ao templo local .O crente fiel tem a segurança de ser estabelecido eternamente no reino e na comunhão com Deus
(Sl 27:04)
Ap 3:14 Laodicéia -> Uma das cidade mais ricas da Ásia Menor que orgulhosamente recusou a ajuda de Roma quando foi destruída por um terremoto em 60 d.c .
Distava 160 Km de Éfeso , e 80 Km de Filadélfia , no encontro de três estradas importantes .
O principio da criação de Deus-> Principio significa , aqui <fonte> <origem>,descrevendo assim Cristo , tanto na Sua atuação na Criação original
(Jo 1:1-4 ; Cl 1:15-18), como na Sua obra ao suscitar a Nova Criação (2Co 5:17).
Ap 3:16 Vomitar-te ->Perto de Laodicéia havia fontes de água mineral morna e emética ,que o viajante sedento rejeitaria com nojo .Este é o desgosto que Cristo sente para com uma igreja espiritualmente morna . Qualquer outra condição espiritual seria mais promissora.
Ap 3:17 Estou rico -> A igreja local da cidade rica já abraçara a acomodada atitude prevalecente da soberba das riquezas .Imaginava que possuía grandes riquezas espirituais e virtudes cristãs .As riquezas materiais produzem uma conformidade fatal com os padrões morais mundanos (Os 12:8 ; Lc 1:53).
Ap 3:18 Ouro refinado pelo fogo
Simboliza a verdadeira riqueza celestial ,sem mácula nem tristeza (Mt 6:19 -20 ;
Lc 12:21). O versiculo é uma mensagem para mostrar a atitude de Cristo ao encarar os jactanciosos de Laodicéia :<Seu centro bancário ,seu colírio ,sua lã preta , não servirão para dar a riqueza ,visão e decência espirituais . Estes eram produtos locais .
Ap 3:20 Estou a porta
O contexto não sugere uma referência á Segunda vinda e o banquete messiânico ;são as boas-vindas à vivência de Cristo no seu meio . Seu culto,portanto, era uma fraude vazia . Se qualquer individuo ,porém ,quer abrir a porta do seu intimo e ouvir a chamada de Cristo , então Cristo entrará para dirigir sua vida e lhe oferecer Sua convivência .Assim fica claro que é Cristo quem salva , não a Sua igreja ;mostra que uma igreja pode existir como casca , mantendo seu culto formal ,todavia faltando o coração que é a comunhão do Senhor.
As sete igrejas em Apocalipse
Éfeso (Ap 2:1-7 )
Elogios ( A rejeição do mal , a perseverança e a paciência )
Criticas (O amor por Cristo não é mais ardente )
Instrução (Fazer as obras que fazia no início )
Promessa / Prêmio (Direito a árvore da vida )
Esmirna (Ap 2>8-11)
Elogios ( O fato de suportar o sofrimento )
Criticas (Nenhuma)
Instrução ( Ser fiel até a morte)
Promessa / Prêmio ( A coroa da vida )
Pérgamo (Ap 2:12-17)
Elogios ( A perseverança na fé do Senhor Jesus)
Criticas (A tolerância à imoralidade ,à idolatria e às heresias )
Instrução (Arrepender-se )
Promessa / Prêmio ( O maná escondido e a pedra branca com o novo nome )
Tiatira (Ap 2:18-29)
Elogios(A intensificação do amor , do serviço ,da fé e da paciência maior do que no inicio )
Criticas ( A tolerância ao culto de idolatria e à imoralidade )
Instrução (Juízo futuro ;manter a fé )
Promessa / Prêmio (A soberania sobre as nações e a estrela da manhã )
Sardes (Ap 3:1-6)
Elogios (A perseverança na fé por parte de alguns )
Criticas (A morte da igreja )
Instrução (Arrepender-se e obedecer a Deus )
Promessa / Prêmio (A honra e as vestes brancas )
Filadélfia (Ap 3:7-13)
Elogios ( A perseverança na fé e na palavra de Cristo . e a honra ao Seu nome )
Criticas (Nenhuma)
Instrução (Guardar a fé)
Promessa / Prêmio (Um lugar na presença de Deus , um novo nome e a Nova Jerusalém)
Laodicéia (Ap 3:14-22)
Elogios (Nenhum )
Criticas (A indiferença)
Instrução (Zelar e arrepender-se )
Promessa / Prêmio (O compartilhar do trono de Cristo ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário