terça-feira, 28 de junho de 2011

APOCALIPSE 18






APOCALIPSE 18

Versículo 2  ->  Potente voz

Um oráculo assombroso profetiza a queda dessa cidade onde  o poder satânico  se concentrava .

Caiu Caiu >  A declaração  repetida , com verbo no passado ,indica a absoluta  certeza do cumprimento dessa visão .A antiga  capital  de Babilônia se tornara  assombrada ,habitada por animais nocivos  que provocavam  temor e superstição
(Is 13:19-22 ; Is34:11-15 ;Jr 50:39,Jr 51:37).Assim também acontecerá com essa futura  fonte de corrupção diabólica .


Versículo 3 > Retirai-vos dela ->  Esta admoestação é dirigida  ao povo de Deus  que ainda ,após a terríveis perseguições ,não foi aniquilado
(Is 48:20 ; Is 52:11 ;Jr 50:08 ;Jr51:54 ;Zc 2:7 ;2Co 6:16-18).
Retirar-se  da Babilônia  simboliza  evitar toda a comunhão  com os pecadores do mundo pagão .Mas , literalmente ,avisa  os cristãos  que moram em Babilônia para fugir dela antes de sua destruição .Assim ,fugiram  os crentes  de Jerusalém  para PELA antes  do cerco  efetuado  pelas forças romanas  no ano 70 d.C.


Versículo 6->Em dobro

Terrível é o dano produzido pelo mundo pagão simbolizado por Babilônia incalculavelmente , mais terrível ainda, é o castigo  eterno , com tormenta e  pranto ,reservados para os que servem ao mundo e não a Deus .Frenética  energia é gasta  na busca dos prazeres .Maior ainda será  a angústia  que esta busca desenfreada  produzirá no fim (v7)




Versículo 9-> Reis da terra
Os poderosos que se comprometeram com as obras do maligno  a idolatria pagã , o materialismo  a luxúria , serão arruinados juntamente com Babilônia .Lamentam  ao contemplar suas enormes perdas .


Versículo 10->Em uma só hora

Conforme o versículo 19 , e <em um só dia > no Versiculo 8 .Salienta  a súbita  e rápida destruição do centro da destruição mundial  contra o povo de Deus . É comparada a uma grande pedra de moinho arrojada  para dentro do mar .(v21)



Versículo 10-> Mercadores da Terra >

Há sempre incontáveis pessoas se enriquecendo com os produtos que apelam para a vaidade humana ,como artigos de diversões  vãs , e até com  objetos de destruição .A doença , o vício  e a ignorância  produzem um mercado enorme .Quando a Babilônia cai , arruína -se  a estabilidade  econômica  baseada no pecado .



Versículo 12->Mercadoria> O profeta Ezequiel  faz uma lista semelhante , quando Tito era a grande cidade que se enriquecia com o materialismo (Ez26)



Versículo 13-> Almas  humanas >

Não pode  ser interpretado <vidas humanas > ,pois  os <escravos> já foram mencionados  na lista .É que o maior golpe de Satanás  é escravizar a própria alma  humana à concupiscência  e à gula por bens materiais .


Versículo 20-> Exultai
Santos apóstolos e profetas , no Céu e na terra ,são conclamados  a se rejubilar ,pois a queda do império maligno é a justa retribuição de Deus  sobre as forças  mundanas  que perseguem os crentes ,E mais ainda ,é o prelúdio  do domínio universal de Cristo.




Versículos 21 e 23->Que a queda de Babilônia é irrevogável ,se vê  na constante  repetição  da palavra <jamais> (seis vezes nestes versículos).


Versículos 22->Músicos -> Cessará todo som  de alegria ,regozijo ,festa  e triunfo .



Versículos 23->Feitiçaria -> O império das bestas  é o império das trevas  espirituais (Ef 2:2 ;Ef 6:11-12).O poder sobrenatural  dos demônios  se fará  evidente (Ap13:14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário